<$BlogRSDUrl$>
I love mankind; it's people I can't stand.
Charles M. Schulz

 

novembro 30, 2004

 

Já não foi um choque. Já não foi um choque porque já começa a ser rotina em Portugal: dissolução da Assembleia e convocação de eleições antecipadas. Isto é mau, muito mau que assim seja. E é aquela sensação inevitável que caminhamos para uma latinização do regime democrático.Não haverá União Europeia que nos valha! Decepam-nos do mapa e seguem em frente.

Não lembro se com a demissão do Guterres o processo foi semelhante: dissolução-convocação. Ainda se falou (timidamente) em manter o governo em gestão, mas se por um lado esta sugestão era suspeita pelo apêgo ao poder de quem lá estava, não o era menos pelo lado contrário: de quem estava sedento para lá se meter.É um encanto vaginal que estes perdulários irresponsáveis têm pelo poder.

E quem lá se meteu, mais precariamente exerceu a governação, mais autistamente, mais sorrateiramente, com laivos ultra-conservadores (se bem que estes conceitos hoje em dia na política estejam de lugares trocados) que faziam lembrar tempos idos. Ao menos a Igreja não se queixou. Quem está bem...

Como já li algures num blog: enquanto tivermos politicos a governar em vez de estadistas , o país está votado a este ciclo de insatisfazibilidade de metas.

Os politicos são aqueles que preocupam-se com a carreira e como tal tomam decisões a quatro anos e sempre com o populismo em vista.
Estadistas são os outros: tomam decisões que doem, a prazos que ultrapassam o seu próprio.

O voto já está decidido há muito tempo. Mas a desconfiança mantém-se.
Isto é mau.

 

novembro 27, 2004

 

a fisica do sono
Uma noite completamente em branco. Véspera de exame. Destilando raiva e chegando a lado nenhum. É patológico e destrói-me. É visceral. É uma tempestade das sinapses.

Apenas uma amostra do que foi (quase) um ano. Tortura do sono? Em mim surtiria nenhum efeito! Possuo, neste momento, o melhor treino do mundo!

A Física do sono?

Para cada causa há um efeito. E para cada efeito, uma decisão.

 

 

Estive aqui!
Há muito tempo, não lembro. Andava eu em Lisboa, perdido com o mini-grupo dos primeiros amigos da universidade. Aqueles que nunca se esquecem. Nós é que somos esquecidos.



Vi-O n'O-Céu:

Um clássico lisboeta: o Monumental Salão de Jogos, na �lvares Cabral. É um dos raríssimos estabelecimentos da época que permanece quase intocado. Suponho que deve ser contemporâneo da própria avenida onde fica, portanto terá uns 60 anos mais ou menos.

 

novembro 26, 2004

 

as amigas
Sobre as amigas no feminino , e de como as minhas teorias há muito se confirmam neste post lido há algum tempo, estava eu enfiado numa gruta (eroticamente) quente e húmida a suar o meu Verão laboral.


"As amigas são umas velhacas."


Se há coisa que me deixa chateada é ser abandonada pelas minhas queridas amigas quando de repente encontram novos namorados.
Nem mais telefonemas nocturnos, nem mais desafios para cinema ou jazz, ou jantares com vinho tinto... Nem sequer mais uma smszita a dizer "Estou viva e bem alimentada! ;) E tu, já desencalhaste?"...

Fico chateada, mas também me sobra mais espaço para aquilo que eu mais gosto de fazer na vida, e que é fazer o menos possível e não ter compromissos que me levem do ninho onde vivo encantada com os meus gatos lindos, o meu silêncio, os meus livros, o meu quintal...

Acontece que duas das minhas amigas mais chegadas resolveram reembarcar em aventuras amorosas (e que Deus lhes dê bom senso e paciência para se livrarem da teia em que se meteram, que eu conheço os dois jeitosos!...).

E vem-me à memória uma frase simplesmente inesquecível, que me foi dita por uma querida professora de música, senhora dos seus oitenta anos bem vividos, quando eu me queixava de uma inconfidência grave cometida por uma das minhas amigas daquele tempo.
Disse-me friamente a professora:

"As amigas são umas velhacas. Conte com a sua mãe, conte comigo, mas não conte com as amigas. As amigas são umas velhacas."

Agora que a minha professora de música e a minha mãe já seguiram o caminho do céu (tenho a certeza!), conto apenas com os meus gatos, o meu silêncio, os meus livros, e o meu quintal.
E sinto-me bem.
:)

 

 

Death in Vegas - Dirge

(Sob Escuta, há uma semana)

O video ainda ecoa na minha memória: um bar, um palco uma figura feminina (Dot Allison) vestido de brilhantes , justo. O resto da banda vestida em estilo restro. Aliás o bar todo é retro.

 

novembro 22, 2004

 

IF - 21/22 Novembro
IF - 21/22 Novembro

# Leslie Feist : Lonely lonely
# Major Organ : What a wonderful world
# Cowboy Junkies : Blue moon
# Thi Mortal Coil : Another day
# Brian Wilson : Old master painter/You are my sunshine
# Bob Dylan : Don't think twice (instrumental registado nas sessões de gravação do album New Morning)
# Bob Dylan : I want you
# Piano Magic : Help me warm this frozen heart
# Low : Venus

# Destroyer : Your blues
# Luna : Rainbow world
# Faun Fables : Eyes of a bird
# Faun Fables : Mouse song
# Harold Budd : Algebra of darkness

+ textos e sond diversos.

Sugestão de um ouvinte não qualquer : a IF, para uma escuta completa, deve chegar ao receptor através de phones.


Leslie Feist foi uma agradável surpresa. A investigar.

 

 

O livro
Coemcei a lê-lo. Toda a gente fala dele. Toda a gente diz que é bom, que se lê "depressa", que prende.
O Código da Vinci vai agora passar de falado a visto. Tom Hanks vai ser o protagonista da versão em cinema do livro.
Comecei a lê-lo, e já falam no filme.
Vamos ver quem acaba primeiro!

 

 

IF 14/15 Novembro
# Madlib : Introdution
# Sir Julian : A man and a woman (sobre som ambiente pré-gravado)
# People Like Us : Music of your own
# Imitation Electric Piano : Theme for i.e.
# Brian Eno & Harold Budd : Their memories
# Kevin Shields : Ikebana
# Lb : Angie
# Air : You make it easy (demo)
# The Breethers : No Aloha (extracto)
# Nick Drake : Instrumental
# Tba : eta raz ! (akunin b)
# Tba : made in
# Tba : dgo
# Tba : wind
# Leonard Cohen : To a teacher
# Jay Jay Johanson : Skeletal
# Aarktica : Indie
# Tortoise : By dawn
# Nooday Underground : Closing time
# Harold Budd : Paul McCarthy

+ textos e extensa lista de sons difícil de listar.


O extracto de Breeders, ficou excelente !
Arrrrrepiou!

 

novembro 17, 2004

 

os dias nacionais
Do não-fumador.
Que eufemismo tão falso meu Deus! Essa espécie a que eu pertenço, e que tem sido tão sujeita a vicios alheios, no total desrespeito pelo direito á saúde. A geração seguinte está ainda mais comprometida que a minha! É vê-los aos 13 anos em diante a "experimentar"para só largarem quando já fôr tarde.

Governo vai proibir o tabaco em bares, discotecas e locais de trabalho

Foi a medida que o Governo quis, pontualmente, apresentar no dia nacional, mas.... e há sempre um mas: nós sabemos que a aplicação das leis , que em espirito são muito bem intencionadas, mas a sua prática no terreno muitas vezes é interpretada ao critério dos interesses de cada um, a chamada interpertação informal da lei, de que esta país tanto enferma. Nesta regulamentação sabemos que haverão interesses , já sem falar dos todo-poderosos das tabaqueiras, interesses nomeadadmente dos comerciantes, dos restaurantes, e demais actividades que involvam espaços comuns. Ainda por cima que essas medidas vêm regular o que não existe em Portugal, de forma natural , assumida: o respeito pelo outros e pela sua individualidade, o respeito pelas normas e convenções comuns de vivência em sociedade, pelos códigos que, em teoria impedem que nos comamos vivos. Não me venham com essa que um fumador tem tanto direito como um não-fumador!

Será que esta medida irá acicatar ainda mais as clivagens entre esses dois grupos , cada vez mais definidos da sociedade portuguesa?

Esta semana ouvi a Prova Oral na Antena3 em que os participantes apresentavam reclamações sobre o país. É claro e inevitável que começaram a falar da condução nas estradas e a falta de civismo. Por isso acho que quando se impõe o direito de uns sobre outros fico de pé atrás.

Lembro-me , no Verão passado ter pago 5 Euro sobre o preço de um bilhete de comboio para ter direito a ir na carruagem "azul". A que não se fuma.
Para ser minoria em Portugal, paga-se!

Mas seja como fôr, é um passo na discriminação positiva, de uma minoria cada vez menor, e vamos ver se a coisa pega.
O meu aplauso ao Governo. ( Nunca pensei dizer isto!)

Bom ,tenho de ir , que isto de estar a blogar num laboratório da universidade, tem muito que se lhe diga. Muitos olhinhos, num espaço tão pequeno!
Que tal o dia nacional da privacidade? Hã ? Hã?

 

novembro 15, 2004

 

condição masculina: Suspiro
Ai...



Ai... Ai



Ai... Ai



Estas vidas existem?

There she stood, watching the sea, feeling the gentle breeze of the Wind, of Time passing by.

 

 

Vou ter saudades desta janela...




Ela marca uma época bem definida da minha vida e dos meus. Uma época em que as coisas estavam perfeitamente a tempo de terem uma emenda. Ao invés desesperava-se, ansiosamente , desconfiadamente pelo amanhã, como se as más acções de hoje tivesse um impacto irreversível no futuro, e já não há nada a fazer para contrariar a fatalidade dos destinos traçados por essas acções.



O que nos faltou?
O que falhou?

 

 

Nem sabia..
Agora que se fala tanto em crise da indústria discográfica, mp3, preço dos CDs, direitos de autor e por aí fora, alguém me sabe explicar porque é que os CDs do Tom Waits são sempre mais baratos que todos os outros?

 

novembro 14, 2004

 

Sabia que já tinha ouvido esta musica algures. É a música do anúncio da Sony Ericsson "Phone meets camera". Uma banda sonora de um anúncio é mais de metade do seu sucesso. Depende da música escolhida, é certo. Escusado será dizer que vibro com a imagem do anúncio aliada á música. Tenho álbuns dos Death in Vegas , e adoro a fusão de estilos que fazem com uma total descontracção. Próximas semanas vou pôr mais duas ou três sob escuta.


Hands Around My Throat

(sob escuta)

Album: Scorpio Rising (2002)


Back down
And touch
The door is shut
In the end
You're just too close
There's no-one here
There's no-one there
I still can't tell
Try this
And you might find
I'm in your face
I see your face
The air is cold
I'm still on hold
I still can't tell
What's been said


Your Hands around my Throat
Ask me to let go
Your Hands around my Throat
Your Hands around my Throat


Your Hands around my Throat x 4

 

novembro 13, 2004

 

Sim, você!
Você aí! Sim, você! Você, que acaba de ligar o computador, e preguiçosamente, tediosamente,com a mão no teclado escreveu http://a-nu.blogspot.com/ em seguida "Enter", sem sequer sonhar , sequer ter a mínima noção da gigantesca infra-estrutura que está por detrás desse gesto, sem saber a imensidão de conhecimento científico que conduziu a tamanha comodidade alienada. Desde as telecomunicações á apresentação coerente, estruturada do conhecimento e da informação, a chamada papinha feita.

Sem saber nada de nada. E isso, irrita-me.

Este foi o post nº 300.

 

 

O poder da oração
Foi um país inteiro a orar, a carpir pela pobre alminha de sua excelência o ministro Bagão, que repentinamente deu entrada no hospital.
O país rezou e o resultado está á vista:

Ministro Bagão Félix vai receber alta hospitalar

Não era o resultado esperado, bem sabemos. As orações eram no sentido que de lá não saísse tão cedo! Ou então, saindo cedo, encaixotado como o Arafat, esse ícone do pano na cabeça. O país sempre tinha algo de positivo para celebrar.
É mesmo assim. Os tempos são mesmo estes. É essa a postura dele em relação ás pessoas.

Que diligências espirituais/espirítas teriam resultado então?
A bruxa? Macumba? Voodoo? Búzios?
Contra tamanho inimigo, toda a fé seria bem-vinda.

�s vezes resultam, olhe que sim, olhe que sim.

 

novembro 12, 2004

 

Over 299(posts) served
Este é o 299º post deste blog! Like McDonald's.



 

novembro 08, 2004

 

IF 7/8 de Novembro

# Holger Czukay - All night long
# mistura de "Que reste t'il de nous amours" com sons da banda sonora do filme Playtime de Jacques Tati.
# Juliette Greco - L´Âme des poêtes
# Hector Zazou - Lettre au directeur
# This Mortal Coil - It'll end in tears
# Shriekback - The only thing that shines
# John Parish - Shrunken man
# Bardo Pond - Walking clouds
# Smog - Let's move to the country
# Lou Reed - Perfect day (never ending IF remix)
# Imitation Electric Piano - Theme for i.e. (apenas na versão on-line)

 

novembro 06, 2004

 

O Periodo
- Tô, Mãe?
[...]
- Tenho dormido mal, acordo sempre com os homens do lixo.
[...]
- Eles parece que trabalham num grupo de stomp.
[...]
- Eu sei, não devemos gozar com quem trabalha no lixo, nunca sabemos o dia de amanhã.
[...]
- Oh Mãe , o Pai já veio da Madeira?
[...]
- Muito gosta ele da Madeira...
[...]
- Sempre quis visitar a Coreia do Norte.
[...]

In Período, com Joao Quadros

O sketch termina com uma alusão á campanha da Sagres. O anúncio é assim: rapaz prestes a abrir Sagres, toca campaínha, Daniela á porta , loura irrecusável, ao que o rapaz responde: "Oh Daniela, (olha para a garrafa), agora não dá!"

O Período termina assim:
- Estão a tocar á porta, tenho de desligar (telefone).
- Oh, Daniela, agora não dá, 'tou com o período!

 

novembro 04, 2004

 

Penso de vez em quando no meu pai.
Desde as férias , desde a conversa que tive sobre as memórias que têm dele.
É como se estivesse a reanimá-lo, e a imaginar como seriam as coisas hoje. Sim ,as coisas: a minha mãe, os meus irmãos, eu.

Acabo sentido a sua falta, boa ou má nunca saberei. Nunca o conheci.
Ou sinto a falta de uma presença que me habita o próprio corpo? Olho-me ao espelho, e dizem-me que ele está lá. Dos pés á cabeça.

Há pais que vivos, mais valiam mortos pelo legado de ausências, negligências e todas as ências que possam haver que deixam nos filhos.

Imagino que o meu, seria a referência , o rumo que tanto faltou a esta família. A referência masculina que hoje sinto falta. Para não falar do parceiro que a minha mãe necessitou vezes várias, nestes 20 e tal anos , a "criar" 3 filhos.

Faz quase 20 anos. Nem sei por onde andei, e se não me perderei.

Graçejo comigo: "Tu precisas é de homem!"

Quem não precisa?

Bom, mas este post talvez já sejam "nudezes" a mais.

 

 

Ao que tudo indica, o ditador, o marreta , vai ser reeleito. É o desânimo daqueles que queriam uma mudança, mesmo com a certeza fatal que mudariam os rostos da continuidade do imperialismo sobre o mundo.
As expectativas frustraram-se num povo que vive mergulhado nas trevas da aculturalidade entorpecida por uma imprensa que se diz livre (a mais livre!), cada vez mais indisfarçável nos seus apetites corporativos gigantescos.
Um povo que caiu nas sucessivas armadilhas psicológicas da mais elementar gestão do medo das massas (ao bom estilo de Goebbels), e ficou refém das mentiras e das histórias do papão. O último video do Bin Laden é exemplo de mestria da distorção e manipulação de consciências, em favor do marreta, é pelo menos a teoria da minha "ex-conspiratória". E resultou? Sim senhor!

Um povo que não se apercebeu minimamente das alterações gravíssimas infligidas ás suas propaladas liberdades e direitos, de que é exemplo o "Patriot Act" , tudo em nome de uma guerra contra um inimigo tão dissimulado, mas tão dissimulado, mais parece uma caça ás bruxas.

Bombardeam-nos com argumentos de preservar a liberdade a democracia. Eles já não sabem o que é! Há maior perigo que este? A nação mais poderosa do mundo!, dizem-lhes desde o berço.


Um povo espicaçado pelas suas convições radicais e religiosas, fechando-se assim a mudanças, sob a capa de uma unidade vital para a nação, em tempos adversos.

Tudo isto somado: aqueles que tão ferrenhamente lutam contra um inimigo, acabam adquirindo os seus piores defeitos.

 

 

How to start a $30.67B company
Prodigioso. E assim começou o Google.



The picture above is of all the hardware it took to run Google (Lego bricks and all) back in 1999. Kinda freaks us out, though we’re not really sure why.

 

novembro 03, 2004

 

monólogos

 

novembro 02, 2004

 

lógó-tipu
Ah! É verdade! Não é que o logotipo deste blog mudou? Assim, por artes de magia. Tem de ser sempre eu a reparar nestas coisas é, é?
"lógó-tipu" -- Como os portugueses o pronunciam.
Annoyes me.

 

 

E que basta cair uma chuvinha para isto ficar assim,e que são as velas, e que o carro afoga quando desesperadamente no meio do trânsito, tento ligá-lo!
E já é a segunda vez! O que vale é que estou á porta de casa. Da primeira vez, foram três estranhos, que tendo percebido a alhada empurraram-me para cima de um providencial triângulo de cruzamento.Estava a atrapalhar o trânsito...
A segunda foi hoje de manhã e já em cima de uma aula.Que não fui.
Veio um homem que esperava na paragem do autocarro. Vi-o aproximar pelo retrovisor, guarda-chuva na mão.

Já tinha o coração a disparar de raiva contra o carro, e contra tudo. Bateu com o dedo no vidro e dispôs-se a ajudar-me a descer o carro e encostá-lo na paragem do autocarro.
Lá atrás, a avalanche de trânsito á mistura com a chuva a bater nos vidros.
"- Ele afogou.Isso deve ser as velas."
"- Pois, não sei... já não é a primeira vez."
"- Encoste o carro ali em baixo, na paragem, vou parar o trânsito e tente controlar com o travão de mão."
"Sim senhor, muito obrigado."

E lá encostei. Vivo numa cidade 'pequena', onde as pessoas já se conheceram mais (e hoje detestam cruzar-se), mas mesmo assim ainda algum abençoado estranho nos vem alcançar. Deus existe de tantas formas.